19 de dez. de 2009

Radar Educomunicação IX

Neste radar educomunicativo, destacamos duas experiências. A primeira trata-se do vídeo produzido na área ambiental por alunos. Seguimos com o artigo de Cláudio Messias da ECA/USP sobre a "Educomunicação, étimo e interfaces: muitos olhares, um só campo".


Educomunicação em São José dos Campos


Educomunicação Socioambiental - Revitalização de Nascentes


Este vídeo foi realizado para ser um exemplo de Educomunicação Sócio Ambiental.
Foi exibido em 03/12/2009 a aproximadamente 600 alunos da Cidade de São José dos Campos, que participam do projeto "Revitalização de Nascentes" promovido pela SEMEA (Secretaria de Meio Ambiente).
Foi confeccionado pela AEA - Assessoria de Educação Ambiental da SEMEA (Luciano Machado, Thiago Murad e Priscila Saloni).


O artigo foi publicado em "Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009.
Resumo:
Desenvolvemos pesquisa para identificar as maneiras como a relação comunicação/educação é focada em outras produções científicas, advindas de várias regiões do Brasil.
Nossa investigação utiliza o sistema de dissertações e teses da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e o banco de dados da Intercom.
No primeiro, com base em conceituação epistemológica preconizada em conformidade com os teóricos do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, verificamos o que mestres e doutores pesquisaram e utilizaram como referencial teórico sobre Educomunicação.
No outro, observamos papers apresentados com assunto ou palavra-chave relacionados à Educomunicação, bem como mídia-educação, educação/comunicação, comunicação/educação e mídia educativa. O período de observação corresponde ao que foi produzido nos últimos 20 anos.


2 comentários:

  1. Oi Antônia
    Que bom conhecer este espaço dedicado a educomunicação.
    parabéns pelo trabalho
    Vania Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Vania!
    Andei vendo os teus blogs e são muito interessantes...
    Vou acompanhá-los também.

    Abraços e boas festas de final de ano.

    Antonia Alves

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!