5 de dez. de 2009

GENS lança o primeiro livro da série Educomunicação

Refletir sobre a ação, ao lado dos indivíduos que constituem os grupos, traz aos que se propõem a realizar o trabalho de produção de Educomunicação, a confirmação de que, de fato, não é o lado direito do bordado e da costura que mostra se o trabalho está bem feito: é o avesso.
O direito, o avesso; o individual, o coletivo; a teoria, a prática; o processo, o produto.

É nesse sentido que Grácia Lopes Lima vai tecendo o seu bordado no livro Educação pelos Meios de Comunicação ou Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação, nos convidando inicialmente a examinar o tecido sobre o qual o trabalho vai ser feito, ou seja: a partir de qual Educação e de qual Comunicação se costura a Educomunicação que nos será mostrada.

O leitor é, em seguida, chamado a chegar mais perto do processo de produção de práticas educomunicativas: Grácia vai retirando das gavetas de sua práxis o trabalho com os mais diferentes grupos, que evidenciam a variedade de bordados possíveis.

Depois, e sem desprezar o lado “visível" da Educomunicação, a autora nos traz mais para perto do bordado e o vira do avesso, revelando o detalhe, ponto por ponto. Ao desvendar o processo de produção nesse sentido, percebemos que tão importante quanto a palavra publicada no produto é aquela dita durante a sua feitura e que tão importante quanto o coletivo é o indivíduo que se sente fortalecido por ele. E aí se dá o encontro entre o menino Marcos, os autores convocados a pensar a Educomunicação e a própria autora.

A leitura deste livro interessa a quem quer conhecer uma história de práticas educomunicativas examinadas respeitosa e seriamente do lado direito e do lado do avesso. Esta reflexão vem trazer uma importante contribuição para a construção epistemológica do recém criado campo da Educomunicação.

O Portal Gens disponibiliza também conteúdo adicional no endereço: www.portalgens.com.br/livroeducomunicacao/home/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar o meu blog. Responderei nesse mesmo espaço!
Abraços educomunicativos!